04 outubro 2008

Marketing Político - lições de Sócrates





Com a entrada de mais um ano escolar, a novidade deste ano prende-se com a distribuição maciça de computadores portáteis, denominados de “Magalhães”, para todas as criancinhas portuguesas que frequentam o Ensino Básico. Até final do ano serão 500 mil, através de mais um dos programinhas populistas deste Governo – e.escolinha.

O Sr. Primeiro-Ministro fez questão de estar presente em várias escolas do país, acompanhando a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, para as referidas entregas. Os miudinhos deliraram (não se esperava outra coisa, é uma prenda antecipada). E os governantes, fazendo de Pai e Mãe Natal mostravam ao País como são bons para com as criancinhas. Foi um forrobodó…

Ora, este presente em que o “Engenheiro” Sócrates tem apostado tanto, ao longo das últimas semanas, parece algo envenenado. Está-se a criar um grave problema para o futuro da sociedade e para a forma de todos nós comunicarmos. Estas crianças, não só vão deixar de prestar atenção aos professores, como vão passar horas e horas em frente aos computadores, seja na escola, seja em casa. Segundo estudos recentes, o computador já ultrapassou a televisão, como meio de distracção das crianças e onde elas passam muitas horas por dia. Para além disso, é óbvio que as criancinhas vão utilizar os computadores para tudo, menos para os fins para os quais o Governo lhos entregou. Talvez, daqui a uma ou duas décadas tenhamos os nossos alunos a lutar com os professores, dentro da sala de aulas, para que os primeiros desliguem os PC’s ou parem de jogar…

Em compensação, as criancinhas vão chegar a casa, todas contentes com os seus computadores novos, e dizer aos paizinhos que o tio Sócrates é fixe e que dá computadores. As eleições estão à porta...