30 julho 2010

25 julho 2010

Notícia do mês de Julho (II) - "Um assento na administração pública"

"Eis uma pérola tailandesa publicada no blogue Thai 101 - uma carta de uma funcionária da província de Sri Prachan, do distrito de Suphanburi, algures a noroeste de Banguecoque. Uma infeliz trabalhadora da repartição local da Direcção-Geral dos Impostos, mesmo padecendo de dores lombares crónicas, é impedida de utilizar a sua cadeira de trabalho por esta ser semelhante à do seu director.
14 de Janeiro de 2010
Assunto: Pedido de esclarecimento de utilização de cadeira própria num local de trabalho da administração pública
Para: Director-Geral dos Impostos de Sri Prachan
Eu, abaixo assinada, Rasmi Thaisitthipong, fiscal do Ministério das Finanças, afecta aos serviços da Direcção-Geral dos Impostos de Sri Prachan desde 21 de Novembro de 2007, utilizo uma cadeira especial, adquirida por mim, para o exercício das minhas funções. As cadeiras atribuídas a este serviço são desconfortáveis e impedem-se de cumprir as minhas funções adequadamente, uma vez que sofro de dores lombares crónicas. Nestas circunstâncias, tenho a minha própria cadeira, a mesma que sempre utilizei em todos os meus locais de trabalho. Até hoje, às 15h34, hora a que recebi uma chamada telefónica do gabinete do Director-Geral dos Impostos informando-me que o Sr. Chamant solicitava que eu retirasse a cadeira do local de trabalho. Nunca nenhum superior me tinha interpelado sobre a utilização da minha cadeira por não ser adequada ao exercício das minhas funções. Foi-me solicitado que utilizasse um dia de férias para retirar a cadeira.
Acuso a recepção desse contacto telefónico. No entanto, não retirarei a cadeira do meu local de trabalho e solicito a continuação da sua utilização no decorrer das minhas funções, uma vez que não recebi qualquer ordem por escrito para a remoção da mesma. Nessa ocorrência acatarei a ordem de imediato.
Solicito, igualmente, a leitura atenta do regulamento da Direcção-Geral dos Impostos de Sri Prachan e agradeço que me informem qual o artigo que interdita a utilização de mobiliário pessoal no exercício de funções oficiais.
Sem outro assunto, queira V. Exa. aceitar os mais respeitosos protestos da minha elevada estima e consideração.
Rasmi Thaisitthipong, fiscal de finanças.
A resposta manuscrita a este pedido de esclarecimento terá demorado quatro dias e rezava:
Exma. Senhora,
A cadeira em apreço não é adequada às suas funções porque é semelhante à do Director-Geral dos Impostos de Sri Prachan. Assim sendo, os contribuintes que utilizam este serviço não conseguem distinguir quem é, ou não é, o responsável. Queira utilizar o mobiliário fornecido pela administração central. No respeitante às suas maleitas lombares, deverá ter mais cuidado e consultar regularmente o seu médico de família."

Courrier Internacional, n.º 173, p. 103

Notícia do mês de Julho (I) - "Multibanco dá lingotes"


"Em Abu Dhabi, já é possível levantar lingotes de ouro no multibanco. Os clientes podem levantar barras e lingotes sem sair do hotel. O valor é actualizado de dez em dez minutos em função das cotações no mercado. A máquina é revestida a folha de ouro de 24 quilates para não destoar da decoração dourada do Hotel Emirates Palace. Por baixo, o Gold to Go esconde uma estrutura de aço ultra-resistente que pesa meia tonelada. «Seriam necessários explosivos militares para o arrombar», assegura o seu inventor, Thomas Geissler, citado pelo diário dos Emirados The National."
Courrier Internacional, n.º 173, p. 105

06 julho 2010

"Bancos voltam a subir os «spreads» na habitação"


"Estado vende 100 imóveis do Fisco para baixar défice"

"Grécia não quis mas Itália quer: Berlusconi vende ilhas"


"Gr

"Função Pública. Governo prepara corte recorde nos gastos diários"


"Angola é o novo El Dorado da emigração portuguesa"

"Bruxelas quer aumentar idade da reforma"


"Governo mantém estratégia de contenção salarial em 2011"

"Universidades privadas dão trabalho a alunos em dificuldades"