07 junho 2008

Euro 2008: Prognósticos


De quatro em quatro anos, a Europa pára para assistir àquela que será a maior competição de futebol, a seguir ao Campeonato do Mundo. Terminadas as competições nos respectivos países, os melhores jogadores das selecções em prova reúnem-se para preparar o Campeonato da Europa de Futebol. Montam-se estratégias, fazem-se os últimos retoques, tenta-se recuperar a forma física e mental dos jogadores que acumularam, muitos deles, alguns milhares de minutos nas pernas durante a temporada. A festa do futebol está prestes a começar.

Depois de Portugal, o Europeu de futebol instalou-se, de malas e bagagens, no centro da Europa, mais concretamente na Suíça e na Áustria. Países com poucas tradições no futebol europeu e mundial, a Suíça e a Áustria não são países onde o futebol seja o desporto-rei, já que têm maiores tradições nos desportos de Inverno.

A poucas horas da bola começar a rolar, aqui faço o exercício, sempre difícil, de deixar os meus prognósticos.

No que toca ao grupo A (grupo de Portugal), as equipas, teoricamente, mais fortes serão Portugal e a República Checa (que eu gostava que ganhasse o Euro). No entanto, não creio que este grupo seja fácil para estas duas equipas, já que a Turquia, com uma equipa bastante jovem, é sempre uma equipa perigosa. Quanto à Suíça, há a ter em conta o facto de jogar em casa, factor sempre muito importante neste tipo de competição.

No grupo B, a Alemanha é a grande favorita do grupo. Com uma equipa renovada e em crescendo nas últimas competições, a Alemanha é, como sempre, candidata à vitória final. Posto isto, a segunda vaga para os quartos de final vão ter como protagonistas a Croácia e a Polónia. No entanto, entre as duas equipas parece-me que a Croácia poderá levar a melhor sobre a Polónia. Quanto à última equipa do grupo, a Áustria, não creio que tenha argumentos para se intrometer com as três primeiras.

De seguida, aquele que é considerado, por muitos, como o “grupo da morte”. Itália, França (a Selecção que eu mais gosto, a seguir a Portugal), Holanda e Roménia. À partida, a passagem aos quartos de final irá jogar-se entre as três primeiras. No entanto, acho que a Roménia poderá criar algumas surpresas. Quanto à França, não acredito que passe a fase de grupos. Assim sendo, Holanda e Itália são as minhas apostas para ultrapassar esta fase.

Por fim, aquele que eu considero o grupo mais fraco do Europeu. Espanha, Suécia, Rússia e Grécia. A principal equipa a passar à fase seguinte é a Espanha, que deverá com alguma dificuldade passar aos quartos de final. Para ficar com a segunda vaga, a minha favorita é a Suécia. No entanto, não será muito difícil ver a Grécia passar aos quartos de final. A Rússia, por sua vez, deverá ficar pelo caminho.

Assim sendo, os quartos de final serão:

Portugal vs. Croácia
Alemanha vs. República Checa
Itália vs. Suécia
Espanha vs. Holanda


Meias-finais:

Portugal vs. Alemanha
Itália vs. Holanda


Final:

Alemanha vs. Holanda


Aqui ficam os meus prognósticos, sendo que não me espantaria se a Alemanha chegasse à final. O título europeu deve jogar-se entre estas três equipas. São, pelo menos, as Selecções que considero com mais possibilidades de vencer. Por outro lado, não vejo a Espanha ou Portugal chegarem mais longe. No caso de Portugal, os meus prognósticos são até bastante optimistas. No entanto, são feitos tendo em conta que Portugal ganhe o seu grupo e, no grupo B, a Alemanha fique em primeiro.

Que a bola comece a rolar…


P.S.: Estes são os meus prognósticos (e não preferências). A ordem dos jogos poderá ser diferente, dependendo das classificações na fase de grupos.

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Com meio caminho já percorrido os prognósticos estão bastante bons, dado que é dado um certo crédito à Turquia e à Roménia. Vamos aguardar um pouco para ver como se desenrola o novelo do Grupo C.