18 junho 2008

Euro 2008: Agora é que é!


Com o fim da primeira fase do Euro 2008 começam os quartos-de-final, para muitos, o verdadeiro início da prova. Agora são oito, as equipas, que vão lutar para chegar a Viena e conquistar a taça.

Depois de ter começado um pouco morno, o Europeu da Suíça e da Áustria acabou por trazer-nos muito espectáculo e golos para todos os gostos. Das minhas previsões, seis equipas (em oito) passaram aos quartos-de-final.

No Grupo A passaram Portugal e Turquia. As minhas previsões recaíam para Portugal e Rep. Checa. No entanto, esta última foi, para mim, uma grande decepção. Estando a passar por uma etapa de transição (de uma geração que se despede para uma nova geração (para além de não ter apresentada dois dos seus melhores jogadores (Nedved e Rosicky))), a Rep. Checa demonstrou, sempre, alguma falta de inspiração e o seu afastamento foi confirmado num magnífico jogo, contra a Turquia, perdendo por 2-3, depois de estar a ganhar 2-0. Quanto à Turquia, depois de ter começado o Euro com uma derrota com Portugal, deu a (revira)volta contra a Suíça e a Rep. Checa. Uma equipa sempre a ter em conta. A Suíça, que demonstrou um futebol agradável, não teve argumentos para superar os outros três. No entanto, ficam dois jovens jogadores a observar no futuro – Ilner e G. Fernandes.

No Grupo B, nada de surpreendente. A Alemanha e a Croácia qualificaram-se e demonstraram que eram as duas melhores equipas do grupo. A única surpresa foi talvez o primeiro lugar da Croácia. Uma excelente equipa, com alguns jogadores muito interessantes (Modric, Srna, …). A Alemanha esteve uns furos abaixo daquilo que estamos habituados, no entanto, é, sempre, um dos maiores candidatos à vitória final. Áustria e Polónia não tiveram quaisquer hipóteses.

No Grupo C, o grupo mais difícil, as minhas previsões confirmaram-se. Holanda, a melhor equipa da primeira fase, com um grupo de jogadores impressionante (Sneijder, Engelaar, Robben, Van Persie, …), e a Itália, com alguma dificuldade, passaram aos quartos. São duas equipas candidatas à vitória final. Uma, pelo futebol que demonstrou e também pela qualidade dos seus jogadores (alguns jovens vindos das selecções sub-21 que se sagraram campeões europeus em 2006 e 2007). A única imprevisibilidade foi a ordem dos dois primeiros lugares. A Roménia começou por fazer a vida difícil a França e Itália. No entanto, jogando a última jornada com a Holanda e lutando pela sua qualificação à próximo fase, a Roménia não foi capaz de ganhar. Quanto à França, não foi surpresa. Depois da saída do seu melhor jogador (para mim, um dos melhores jogadores de sempre), Zinedine Zidane, a França fica marcada pelo fim de um ciclo de ouro. Renovação à vista, começando pelo seu patético e irritante seleccionador, com as suas opções algo incompreensíveis.

No Grupo D, a Espanha qualificou-se de uma forma mais tranquila do que eu pensava. Com uma selecção muito forte do meio-campo para a frente, demonstrou um bom futebol e alguns jogadores interessantes (os eternos Villa e Torres, mas especialmente, o Silva). A outra selecção apurada foi a Rússia (a segunda equipa que eu não acertei, para a passagem aos quartos-de-final). Foi, talvez, com a Croácia, a equipa que mais impressionou. Jogadores como Pavlyuchenko ou Arshavin mereciam continuar a espalhar o seu talento pelos relvados do centro da Europa. A Suécia surpreendeu-me pela negativa. Fica o magnífico golo de Ibrahimovic, no primeiro jogo, contra a Grécia. Esta última, tal como o seu treinador referiu, conseguiu uma surpresa (ao ganhar o Euro 2004) que só se realiza de 30 em 30 anos.

Este Europeu tem ficado marcado pelo futebol espectáculo e virado para o ataque. Holanda, Portugal, Croácia e Espanha são as equipas mais espectaculares. De todos os qualificados para os quartos-de-final, só a Itália é que não terá um futebol tão agradável. Para quem gosta deste tipo futebol, agradece.

Assim, e tendo em conta os quartos-de-final, as minhas previsões para as meias-finais são:

ALEMANHA vs. CROÁCIA

HOLANDA vs. ITÁLIA

Sem comentários: