24 junho 2008

Euro 2008: Viena, aqui vamos nós!


Poucos poderiam prever aquilo a que todos nós assistimos durante os quartos-de-final. O Euro 2008 está mesmo aí e as grandes emoções começaram agora, como já tinha referido no post anterior. Quatro jogos, um único decidido durante os noventa minutos e dois com necessidade de irem às grandes penalidades. Aquilo que o Euro não teve durante a primeira fase, guardou para os quartos-de-final. Que continue assim até à grande final de Viena.

Os quartos-de-final foram, como já referi anteriormente, cheios de emoção, equilíbrio e muitas surpresas. Para quem leu os posts anteriores, constatará a minha total desinspiração para os prognósticos dos vencedores dos quartos-de-final.

Tirando os jogos entre Portugal e a Alemanha (único jogo que acertei) (nas minhas previsões iniciais, tinham apontado este jogo para as meias-finais. Infelizmente, aconteceu mais cedo e a eliminação de Portugal veio a consumar-se) e Espanha com a Itália (meia-surpresa, devido ao estatuto da Itália de campeã do mundo, já que em termos de jogo, a Itália já tinha demonstrado na primeira fase que não estava num bom momento), onde se previa um grande equilíbrio e onde qualquer das equipas poderia passar para as meias-finais, nos outros dois jogos, teoricamente, havia um maior favoritismo de uma das equipas.

Assim, a eliminação da Croácia pela Turquia, depois de grandes penalidades foi a primeira surpresa. A Croácia até demonstrou melhor futebol ao longo do jogo, mas a estrelinha da sorte voltou a estar do lado turco. Até quando…

A outra grande (enorme) surpresa foi a eliminação da super favorita Holanda, pela surpreendente Rússia. Esta demonstrou ao longo dos 120 minutos do jogo, ser melhor equipa. Pela primeira vez, a Rússia passou uma fase de grupos e, já é, a equipa revelação da prova. Por seu lado, a Holanda, que foi demolidora na primeira fase, caiu, sem glória.

Como curiosidade, tirando a Espanha, as equipas que se qualificaram mais cedo para os quartos-de-final (que tiveram a oportunidade de fazer descansar os principais titulares no último jogo do grupo) foram eliminadas. Dá que pensar sobre fazer ou não descansar os principais jogadores. Por outro lado, das quatro equipas que ficaram pelo caminho, três apresentavam um futebol mais espectacular, virado para o ataque (Portugal, Croácia e Holanda). Dass outras quatro, sobram Rússia e Espanha com as mesmas características, sendo que, a Alemanha estará no meio-termo e a Turquia é a equipa menos atractiva. Não podemos esquecer o exemplo da Grécia, em 2004…

Tendo em conta as equipas que tinha apontado, no início da competição, como as minhas favoritas para ganhar o Euro 2008, só sobra a Alemanha (as outras eram a Holanda e a Itália). Desta forma, a minha previsão para a final é:
ALEMANHA vs. ESPANHA

Sem comentários: