10 maio 2009

Parabéns, FC Porto!

2 comentários:

Dylan disse...

Caro João, eu não posso dar-lhes os parabéns:

"Êxito desportivo?"

Em Portugal conquistam-se tetracampeonatos de futebol como quem come uma peça de fruta. Dizem que é devido à competente organização e estabilidade. Na Europa não encontramos praticamente nenhum clube que iguale tal façanha mas verificamos a existência de um poder judicial forte, imparcial, sem qualquer tipo de temor reverencial à figura desportiva. Uma justiça que não se demite das suas funções nem tampouco expede cartas-brancas para relações institucionais menos claras: com os políticos, nos órgãos jurisdicionais desportivos, na arbitragem, na tristemente instrumentalizada comunicação social, nas transacções obscuras entre jogadores, em subterfúgios processuais, no tráfico de influências e nos compadrios. Tão importante como o próprio jogo e perante a impossibilidade de se apagar o passado, este é o êxito desportivo que alguns hipocritamente glorificam.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

João Figueiredo disse...

Caro Dylan,

Alex Ferguson, em 2004, nas vésperas de um jogo dos oitavos de final (salvo erro) contra o FC Porto teve o mesmo discurso. Isto é, que o FC Porto era um campeão crónico. Não só, a sua equipa foi eliminada, como o FC Porto viria a sagrar-se campeão europeu.

Isto, para lhe dizer que não sou daqueles que glorificam a gestão desportiva do FC Porto. No entanto, ela dá resultados. E porquê inventar, quando alguém já encontrou a fórmula certa para as vitórias. Além do mais, como disse e muito bem, não existe nenhum exemplo igual na Europa. Mas que Europa? A Europa dos mais fortes (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha) que têm campeonatos muito competitivos, tendo um grupo de 4 ou 5 equipas que podem sair vencedoras? Ou a Europa dos mais fracos (Albânias, Sérvias, Maltas, etc.) que têm campeonatos com poucas equipas e sem competição? A meu ver, estamos no meio. Por um lado, temos o FC Porto, com ambições muito mais além das nossas fronteiras, com uma estrutura, completamente, organizada e profissional e depois, temos o resto do pelotão (com Benfica e Sporting um pouco mais destacados), com equipas semi-profissionais que, ao nível da Europa, não só têm poucas ambições, como são pouco competitivas (claro que existem épocas de excessão, como o Braga, nos últimos dois anos ou, de tempos a tempos, o Benfica e o Sporting).
Por fim, não sei se o FC Porto utilizou ou não outras vias para ganhar. No entanto, o que sei é que nas competições europeias, caso existissem "Apitos", não estariam, com certeza, a favor do FC Porto.
Por muito que me custe dizê-lo, o FC Porto foi melhor nos últimos 20 anos. E vai continuar a sê-lo, enquanto os outros clubes não tomarem consciência de que devem ter uma estrutura profissional, um espírito de exigência e estabilidade.