02 abril 2007

Bom de mais para ser verdade

Sem tornar este blog demasiado futebolístico, não é o seu principal objectivo, não poderia deixar de expressar o meu descontentamento em relação àquilo que se passou durante o jogo de ontem, que opôs a equipa do meu coração, à equipa anfitriã da cidade onde estudo e, que para mim, será das mais bonitas de Portugal (Benfica vs. Porto).
Terá sido, talvez, a primeira vez que na semana anterior ao jogo, não existiram comentários de parte a parte a incendiarem o jogo. Tivemos uma semana tranquila, nem parecia que (dia 1 de Abril) iríamos ter um jogo tão importante. Nada de comentários desmesurados, nada de picardias, nada de nada...
Infelizmente era bom de mais para ser verdade! Porque o meu clube teve que estragar a festa e se tem de haver um culpado, há só um, e chama-se Luís Filipe Vieira.
Mas, o que quero eu dizer com isto? É muito simples. Para quem ouviu as notícias entre a noite de ontem e esta manhã, saberá que houve desacatos entre claques e que rebentaram sete (7?!) petardos no meio de adeptos benfiquistas. Estes petardos foram lançados pela claque do Porto. Até aqui, nada de muito anormal para estes jogos. Claro está, que não deveria ser normal estas coisas acontecerem, mas é o civismo que temos. O que mais me incomodou e que podería ser evitado, é que estes petardos rebentaram na zona de adeptos benfiquistas, porque a claque portista foi colocada no terceiro anel do Estádio da Luz, o que não costuma acontecer nos outros jogos. As claques das equipas visitantes têm sempre o mesmo lugar, junto ao relvado, atrás de uma baliza. É sempre no mesmo sítio. Mas ontem, os responsáveis do Benfica lembraram-se que o melhor era colocar a claque portista no terceiro anel, com todos os problemas que poderíam causar e mais, sabendo da dificuldade da polícia em controlá-los naquele sítio. Uma coisa é estar junto ao relvado onde se tem espaço de visão e controlo, outra é estar no terceiro anel.
Com esta situação, os adeptos benfiquistas ficaram vulneráveis e levaram com petardos, cadeiras e tudo o que a claque portista se lembrou de mandar para cima deles. Entre os adeptos encarnados encontravam-se pessoas mais velhas e também crianças. Imagino o medo daquelas pessoas, durante o jogo todo, já que vivi a mesma situação há dois anos do Estádio de Alvalade, num jogo de má memória para a minha equipa. Não conheço as razões para os responsáveis do Benfica terem mudado o sítio da claque visitante, mas que não foi boa ideia, não foi. Como é possível chamar-se as famílias para virem ao estádio, quando aconteceu estás coisas. Quanto à entrada de petardos, bem aqui não me admira nada. Em qualquer estádio neste país, entra-se sem qualquer problema. Esta temporada, fui ver dois jogos para a Liga dos Campeões no Estádio da Luz e nem sequer fui revistado. Nada. E uma das vezes até levava uma mochila. É inadmissível! E não me espanta que seja assim em todos os estádios.
Mais uma vez os dirigentes desportivos demonstram a sua ignorância. O sr. Luís Filipe Vieira demonstrou como não se recebe um adversário, independentemente das rivalidades estúpidas entre os dois clubes, e mesmo, as duas cidades. É por estas coisas que um clube se torna grande e prestigiado!

in porta10a.blogspot.com/2006_09_01_archive.html

Sem comentários: