10 junho 2007

Parado no tempo! (Parte I)

Tal como prometido no primeiro e no último post, desta vez venho deixar aqui a minha preocupação em relação a este belo Concelho. O título deste comentário não vem por acaso. Parado no tempo é como se encontra o Concelho e mais especificamente a vila de São Pedro do Sul, sede do respectivo Concelho.

Passei oito anos fora de São Pedro do Sul e do país. No entanto, passados esses anos a vila continua com os seus ridículos e mesmos acessos, fechada para o resto do mundo. Hoje, tem às suas portas duas acessibilidades que lhe poderão dar grande desenvolvimento. Por um lado, a A24 (que liga Coimbra (IP3) a Vila-Real) a cerca de 15 quilómetros, por outro, a A25 (liga Vilar Formoso (fronteira com Espanha) a Aveiro, e uma das principais vias do país) a cerca de 8 quilómetros. Com estas duas auto-estradas tão próximas, pode-se criar condições para que São Pedro do Sul se desenvolva, trazendo investidores privados para a região. Mas isso, só é possível caso os responsáveis camarários abram as portas do Concelho, que neste momento são demasiado pequenas e que permitem, com algumas dificuldades, o cruzamento de duas viaturas ligeiras. A vila de São Pedro do Sul sofre da sua má posição geográfica, já que se encontra inserida no meio de várias zonas montanhosas, o que torna as coisas mais difíceis. (Como me dizia um professor meu da faculdade, arqueólogo, a vila de São Pedro do Sul é como um “penico”).

Desde a criação e implementação de empresas (e respectiva criação de empregos) à facilidade dos turistas virem até cá, as boas acessibilidades são um factor importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer região. No entanto, pouco ou nada se fez nos últimos quinze ou vinte anos.

O actual Presidente da Câmara já demonstrou a sua aposta no turismo. Concordo plenamente, já que São Pedro do Sul tem as termas mais frequentadas da Península Ibérica, com cerca de vinte mil utentes/ano, passando para uma capacidade (segundo informações da Termalistur (empresa municipal que gere as respectivas termas)) de quarenta a quarenta e cinco mil utentes/ano, com as obras de ampliação de um dos balneários (inaugurado até ao fim deste mês). Até aqui tudo bem. Mas, não seria importante apostar também em desenvolver os dois parques industriais existentes no Concelho, que estes, sim, se encontram “desertos”? Não seria importante captar empresas a instalarem-se em São Pedro do Sul, de forma a criar mais empregos, para que os jovens não saíam e sejam obrigados a ir para os grandes centros ou mesmo para fora do país? A criação de novos empregos não desanuviaria a própria Câmara que tem excesso de pessoal (tem um peso de 39% (!) face à despesa total, segundo o relatório e contas de 2006)? O peso com esse pessoal (entre pessoal da própria Câmara e da Termalistur) não será um dos problemas para o grande endividamento da Câmara Municipal (estamos a falar do oitavo (!?) concelho mais endividado do país)? Será que a Câmara e o Sr. Presidente não vêm os erros dos “ditos” arquitectos ou engenheiros que trabalham na própria Câmara e que fazem um cemitério numa pedreira?! Será que quando for necessário enterrar alguém, vamos ter que abrir o buraco com uma retroescavadora ou um martelo pneumático? Será que os “ditos” engenheiros não pararam para pensar e não viram que o nome do Estádio de futebol que se encontra na mesma zona, não é por acaso (Estádio da Pedreira!)? Ou será que não quiseram ver…? Será que era necessário gastar alguns milhares de euros com a construção do respectivo estádio, com estas condições (capacidade para duas mil pessoas e relva sintética), quando estamos a falar de um clube do meio da tabela dos Distritais? (A política e… o futebol!) Isto, só para dar um dos mais recentes exemplos…

Para que não fiquem dúvidas e me acusem de ser da oposição, realço que este post é uma critica a todos os governantes que passaram pela autarquia, sejam eles de que partido forem. O que interessa aqui, não são as cores dos partidos no poder, mas o bem de São Pedro do Sul e dos seus habitantes.



http://www.cm-spsul.pt/

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns. Muito bom post.

Fernando