10 maio 2008

Quais eleições?!


É mais que sabido (foi tema do meu post anterior) que em época de eleições, os governantes alargam mais o cinto para realizar as políticas mais populares, para serem reeleitos (como descidas de impostos ou obras públicas).

No entanto, nas últimas semanas, a cidade de Viseu, uma das cidades, do Interior do país, mais desenvolvidas e que maior crescimento urbanístico teve nos últimos 15-20 anos, foi “virada de pernas para o ar” e embelezada para receber o estágio da Selecção Nacional de Futebol, com vista à preparação do Euro 2008. Durante duas semanas, a cidade vai estar no centro do Portugal futebolístico, isto é, vai ser vista por todos os portugueses, em todos os telejornais, em constantes directos.

Desta forma, a cidade de Viseu entrou, há algumas semanas para cá, num autêntico frenesim de obras, para este acontecimento único. Se em relação aos melhoramentos das infra-estruturas do estádio do Fontelo concordo, no que toca à criação/melhoramento de vários quilómetros de passeios, um pouco por toda a cidade ou, ainda, a requalificação de algumas das vias em redor e dentro da cidade, dão que pensar. Não que eu me oponha a isso, bem pelo contrário. Em muitos dos casos eram obras que já deveriam ter sido realizadas há muito tempo. Aí, é que está a questão. Pensava que não era necessário vir a Selecção Nacional para essas obras serem realizadas. A vinda da equipa das quinas é, sem dúvida nenhuma, muito benéfica para toda a região, já que vai trazer muita gente durante estas duas semanas, para além, de promover a cidade e dinamizar a economia local. No entanto, é com alguma tristeza que vejo a real importância dos cidadãos, que realmente utilizam, todos os dias, essas vias.

Não vejo outra maneira, senão, promover uma volta a Portugal da Selecção. Talvez muitas estradas, por este país fora, sejam requalificadas…

Sem comentários: