09 junho 2009

Fim de ciclo


Mais um acto de desespero de Luís Filipe Vieira (LFV) e da sua Direcção. Depois de tanto idolatrarem os actuais Estatutos do Clube, mais concretamente, a manutenção de eleições para o mês de Outubro, o Exmo. Sr. Presidente do Benfica veio, agora, provocar a queda dos Corpos Sociais do Clube, tendo o Presidente da Assembleia Geral, Manuel Vilarinho, marcou as referidas eleições para o dia 3 de Julho.


O que concluo desta tomada de decisão:

1) LFV e a sua Direcção justificaram esta decisão pela crescente oposição externa e interna, provocando instabilidade no Clube. No entanto, não foi a sua Direcção (e ele próprio) que se demitiu, mas todos os Corpos Sociais (por pressão do próprio LFV). O que leva a concluir que LFV, não só, quererá ficar para mais um mandato, como quererá ficar à força, já que, se a sua Direcção achava que haveria instabilidade, poderia perfeitamente demitir-se, e assim, teríamos eleições só para a Direcção.

2) Ao caírem os Corpos Sociais, as eleições têm de ser realizadas nos 30 dias a seguir à demissão destes. Mais uma vez, LFV jogou com este ponto, sabendo que ao marcar eleições agora, elas realizar-se-iam em pleno período férias (o que poderá levar poucos sócios a votar), como incapacita a apresentação de várias listas de oposição, já que as listas devem ser apresentadas até ao dia 22 de Junho (com dois feriados esta semana, perfaz oito dias úteis, para a preparação de listas, programas, etc.).

3) Por fim, LFV irá ter “a faca e o queijo na mão”, já que ao ir a votos em pleno defeso, a fraca temporada, realizada na época que agora terminou, será compensada (e esquecida) pelas novas contratações, até agora realizadas e as que serão apresentadas durante a campanha eleitoral. Para além disso, não terá problemas para o caso de a equipa de futebol profissional começar a perder os seus jogos da pré-época (e os sócios de relembrarem da frustrante época anterior) já que até dia 3 de Julho, não há jogos.


Durante os últimos meses, defendi que o Benfica deveria ter eleições antecipadas, mas não para Julho. Do meu ponto de vista, as eleições deveriam ter sido no final do campeonato. Desta forma, quem viesse (fosse a actual Direcção ou outra) teria tempo de preparar a próxima época, com uma estratégia e pessoas escolhidas por si [pela direcção eleita].

Sem comentários: